Você está de férias. Acorda às 13:47 numa terça-feira, abre o armário e diz: “Porra, cadê meu cereal?” Cadê? Acabou ué. Fica emputessido e acaba tomando um copo de iogurte. Vai pra sala de tv, liga na tv por assinatura e passa horas assistindo E!, Vh1 ou Warner Channel. Chega uma hora que tudo cansa, e você vai almoçar macarrão alho e óleo com filé de frango. Em seguida passa umas 4 horas na internet conversando com amigos ou pessoas que nunca viu na vida, o tédio te consumindo, não sabe mais o que fazer e reclama “Não tenho nada pra fazer.” Um amigo te chama pra ir pro barzinho à noite mas você tá sem grana. Seu dia termina depois da janta, com mais algumas horas de internet e ócio. E você reclama.
Reclama da comida, reclama do tédio, reclama da sua casa, reclama da falta de grana, reclama dos seus pais, reclama do colégio, reclama da merda de tv à cabo (500 canais pra quê?), reclama de tudo. Quando na verdade deveria agradecer por tudo isso.
Contradizendo (ou complementando) o post anterior, venho aqui dizer que agradeço à Deus, ao Universo, às forças divinas que eu não conheço, aos meus pais, à natureza, à seja lá o que ou quem me proporcionou a vida saudável, cheia de oportunidades e loucuras que eu posso ter. Ao invés de se queixar de tudo, para e pensa: tens motivo pra isso? Felizmente eu não tenho.
Sou saudável, tenho os 5 sentidos normais, não tenho nenhuma deficiência física ou mental, moro num lugar limpo e agradável, tenho tudo o que preciso pra crescer como ser humano e me desenvolver da melhor maneira possível, pessoas que amo ao meu redor, educação, tecnologia ao meu dispor, eu tenho tudo. Garanto que muita gente, muita mesmo, tem também! E garanto que 90% delas reclamam da vida. Da festa que não pode ir, do porquê não foi pra Europa nesse verão, de não ter o celular que quer, de não ter 4426678253 followers no twitter e não ser popular, do fulaninho ou da fulaninha que não te quer, de não ter o carro automático que teu pai prometeu.
Enquanto você quer morrer porque não foi pra Paris no verão, milhões de pessoas vivem abaixo do nível de pobreza :) Olha que justo né. Milhões de pessoas no nosso país moram em favelas, em condições desumanas e degradantes, com menos de um dólar por dia pra sobreviver. Sem saneamento básico, emprego, educação, ou qualquer coisa vital pra nós. E falando de algo mais recente, essas chuvas loucas de agora, afetam muito mais essas pessoas que mal têm onde morar, do que você que está seguro no seu apartamento.
Pense no Haiti. Um país inteiro destruído por terremotos. Sei lá quantas mil pessoas perderam, além de casas, pessoas queridas, pertences, tudo. Elas perderam, agora e aqueles que nunca tiveram nada? Quantas pessoas nasceram sem nada e vão morrer sem nada na África? Quantas já não nascem com o vírus do HIV? Sem nenhuma perspectiva de vida?
Quantas pessoas nasceram com deficiências ou se tornaram deficientes físicos ao longo dos anos e hoje conseguem manter uma vida relativamente normal? E quantos NÃO conseguem?
Anteontem vi no Nat Geo um documentário sobre a vida de um chinês com um tumor gigantesco, no rosto. Ele é conhecido como homem-elefante. Não preciso entrar em mais detalhes, só eu sei o impacto que ver aquilo causou em mim.
Enquanto você reclama, alguém poraí está na fila de espera por um transplante de medúla óssea, na incerteza de que irá viver por mais tempo ou morrer em breve.
Enquanto você reclama, alguma criança árabe está chorando a morte da mãe que estava num café aonde ocorreu um ataque terrorista.
Enquanto você reclama, 40 pessoas estão sequestradas no estado de São Paulo.
Enquanto você reclama da vidinha de merda que é a vida sem um iPhone, milhares de pessoas estão fazendo fisioterapia nesse momento na esperança de voltar a andar.
Lembre-se sempre: você é saudável, você vive bem, você tem um teto, no teu país não há terremotos/furacões/vulcões/tsunamis, teus pais fazem o impossível por você mesmo que não pareça, e você é capaz de fazer o que quiser.
Ah, e se ainda assim está insatisfeito com tudo ao seu redor, lembre-se também: coisas boas só acontecem para pessoas boas e com boas atitudes.
;*
3 comentários:
Maravilhoso o que você disse Daniel, é assim que o mundo deveria pensar 24 hrs por dia, mas não basta só indignação e agradecimento, ao invés de simplesmente dizer obrigado por não vivermos nessa situação, deveríamos fazer alguma coisa quanto a isso. Tudo vai continuar assim e só tende a piorar, a não ser que a solidariedade fale mais alto que o individualismo de cada um. Com uma pequena ajuda, por menor que seja, de cada um, as coisas podem melhorar. Tem tanta gente reclamando de barriga cheia, quando o maior sonho na vida de muitos é simplesmente estar como essas pessoas. Porque ao invés de passar horas do dia na internet, as pessoas não vão levar um sorriso pra quem não tem motivos pra sorrir? não é preciso ir até o Haiti, à Africa, São paulo, pra encontrar uma pessoa que precisa de ajuda, é só sair um pouco do seu próprio mundinho que você vai esbarrar em desastres por toda parte. Apresente a essas pessoas, além da indignação, apresente a solidariedade. Parabéns pelo que vc escreveu aqui, finalmente alguem teve um pouco de senso de realidade. Beeeeeeeeijo
falou tudo!tem gente que infelizmente nao sabe dar valor ao que tem =/
Postar um comentário