sábado, 17 de maio de 2008

Minha Empregada Edílza

Sempre odiei a minha empregada, o nome dela é Edílza.
Acho ela folgada demais, acha que eu tenho que fazer favores pra ela, quando ela é paga para fazer as coisas para mim.
Mas, ontem eu tava conversando com a minha mãe, e ela me mostrou um ponto de vista diferente.
Edilza mora aonde Judas perdeu as botas. Eu já fui lá. A casinha dela é do tamanho da minha sala. Fedida, caindo aos pedaços, muita coisa empilhada, mas com uma TV de 29" e computador. Tem porcos, galinhas, e toda a sorte de árvores frutíferas no terreno. Edílza é casada com um homem mais velho, tem dois enteados e uma filha, veio da Bahia, é gordinha e branquela, tem uma vida sofrida. Já trabalha em casa tem uns anos. Pega ônibus, deixa a filha na creche e vai trabalhar. Na hora de ir embora, pega a filha, passa no mercado para comprar mistura pro jantar, e vai embora, de ônibus, cheia de sacolas.
Edílza cobra metade do que a maioria das empregadas cobram pelo seu serviço, e é muito bem feito. Ela está sempre de bom-humor, não para de falar um minuto, não é invejosa, não é puxa-saco, não é preguiçosa.
Mesmo com uma vida dificílima, ela nunca está triste. Tem tudo para viver reclamando da vida, mas não, ela prefere encarar ela. É uma pessoa simples, honesta, de bem com a vida, e feliz. Seu único defeito é ser folgada, mas quem não é de vez em quando?
Ela que é certa.
Tenho dado mais valor às pessoas e às coisas simples. As pessoas simples sabem viver com mais alegria, são mais fortes em relação aos zilhões de problemas que aparecem, e mesmo com eles, são felizes. Prefiro mil vezes ser simpático com gente desse tipo do que com as pessoas que encontro no barzinho de sexta feira por aqui. As simples são mais humanas. Gosto mais delas do que dos animais irracionais em busca de status, haha.
Edílza é um ótimo exemplo pra todos. Na segunda-feira, quando ela me der oi, eu vou sorrir, cumprimentar e perguntar como ela está. É melhor assim.

3 comentários:

Laura C. Meneguzzo disse...

pode copiar sim!

p.s. eu tb tenho uma empregada que eu odeio, mas ela não humilde nem precisa desse emprego. então, ela pensa que é quem manda na minha casa e passa a tarde vendo márcia goldshmidt e comendo miojo. ARGH.

Talita Cardoso disse...

seu blog eh fantastico...enquanto ta td mundo na shafa [se pa vc tb] eu to na solidao total aki, lendo seu blog! eauheuhahuea
a minha empregada é bem assim tbm, mas ela curte variar, as vezes nao dá nem bom dia, às vezes me pergunta se eu quero q ela me faça uma tortinha de presunto ...vai entender...
mas eh uma senhorinha respeitável...isso sim, sem duvidas
haha fim do monólogo.
bjao saudade

feuilles de Laurier disse...

minha empregada é discreta e humilde, eu adoro ela =]
Mas a sua é um exemplo de vida, qq é isso! apesar de tudo continua sempre sorrindo
nós, adoloescentes entediados e complainers devíamos aprender com ela
q bom q vc a ve td dia ^^
;* ;*

Share