quarta-feira, 23 de novembro de 2011

they feel like family, they are like home


Tenho uma neura de sempre me perguntar “por que existe um contato social com outras pessoas que não são parentes de sangue ou parceira amorosa?”. Por que a gente se aproxima de pessoas que não cresceram conosco, que são estranhas de certa forma? E como isso acontece?
Não sou um cara introspectivo porque gosto de me comunicar quando quero, mas às vezes me pergunto da onde é que surgiu esse lance de ter amigos. Você vai, olha pra um menino ou menina, dá oi, puxa um assunto, percebe que tem coisas em comum e acaba sempre se vendo, conversando, saindo, fazendo coisas junto, cria laços afetivos mas nada íntimo o bastante pra cruzar o limite entre amizade e relação afetiva. Daí depois de um tempo você até percebe que você ama essa pessoa, mas é um amor diferente! É amor de amigo. Então em resumo: cada amigo que você tem é uma espécie de relacionamento, quanto mais amigos você tem mais relacionamentos você tem que lidar. Relacionamentos sem intimidades sexuais, claro. É bom ter vários relacionamentos com várias pessoas e eu até acho que administro bem cada amizade que eu tenho. Tá, administrar soou meio frio, mas não encontrei outra palavra.
Apesar de ter descrito acima como talvez uma amizade se inicie, na real eu não sei muito bem como começo a fazer tantos amigos por aí. As pessoas vão aparecendo sejam elas na faculdade, em festas, na balada, na internet, quando eu vejo já tô conversando e levando mó papo. Gosto de conhecer pessoas diferentes das que eu convivo, sempre me acrescentam alguma coisa positiva. Gosto também de pessoas que falam sem parar e que não têm muitos mistérios ou segredos, gente com a cabeça bem aberta e tal.
Tenho amigos de rolê, amigos e melhores amigos. Não querendo classificar cada um, é que o convívio acaba classificando sem eu querer haha. Amigo de rolê é aquele que você sempre encontra ou marca de sair pra fazer alguma coisa, dar risada, beber, zuar, fazer merda e depois não o vê até o próximo rolê. Amigo é aquele que a gente liga às vezes, marca de sair pra bater um papo, reúne toda a galera pra ficar sem fazer nada, sai pra tomar um café, pra beber também, zuar, fazer merda, ele é mais próximo que o amigo de rolê. Já melhores amigos são aqueles que das duas uma: ou se falam/vêem sempre, ou pode passar muito tempo sem se ver que quando se encontra parece que tava junto com você no dia anterior. Eles sabem tudo da sua vida, você sabe tudo deles, são aquelas pessoas em que você confia plenamente, que você chama nas horas boas, que você chama pra poder desabafar, chorar, pedir uma opinião. Também são aqueles que fazem você se sentir mais à vontade, mais você mesmo, e que você perde totalmente qualquer vergonha perto deles, gargalhadas saem naturalmente assim como um peido em lugar fechado. Quando você encontra melhores amigos assim fique atento e faça por merecer: estes são pra vida inteira.
Quantas pessoas aparecem e somem das nossas vidas sem a gente nem perceber?
Se você encontra um melhor amigo que seja por aí, se teu amor por aquela pessoa é sincero e você faz questão dela pra sempre, tem que fazer pra merecer essa amizade. Não é fácil manter, a questão é estar disposto à manter.
Não sei vocês que possam ou não estar lendo mas, eu, Daniel, prezo demais por cada um que eu sei que quero pra sempre ao meu lado, até a velhice ou além dela. Essa mudança pra vida adulta acaba afastando muitos amigos por conta da falta de tempo pra eles. Nessa época do ano tô correndo igual um maluco com trabalhos da faculdade, ainda tenho o estágio, coisas pra fazer em casa, ter que visitar a família que mora em São Paulo nos fins de semana, não tenho tempo pra nada. Agora, basta eu receber uma ligação ou um sms ou me chamar no msn dizendo que precisa conversar que sério, eu paro tudo o que eu tô fazendo pra ouvir, apoiar e tentar ajudar qualquer amigo meu que precise de mim. Porque eu sei que estão precisando de mim naquele momento e é bom saber disso. Esses dias mesmo um amigo terminou o namoro e eu tava surtando fazendo mil projetos, mesmo assim tava lá pra ouvir e tentar aliviar toda a vibe negativa que ele tava sentindo. É assim que tem que ser sabe. Posso não ser tão presente como eu queria na vida de cada um que eu prezo tanto, mas é o que eu acabei de falar, essa vida adulta nova pra todos nós nos deixa sem tempo nem pra respirar. Mas o negócio é que cada vez que eu me encontro com qualquer um que é mó best eu faço questão de colocar todo o papo em dia e quero saber como ele ou ela tá.
Vacilos acontecem, mas não pode vacilar toda hora. Se você gosta de algum amigo, pra quê pisar sempre na bola com ele? Pensa pro resto dos teus dias: não vou fazer com ninguém o que eu não gostaria que fizessem comigo. Só por aí você já consegue manter vários amigos ao mesmo tempo. Eu acredito que a gente tem que ser leal em qualquer amizade. Se pediu pra eu não contar pra ninguém, não conto. Se não quer que eu faça tal coisa que vá incomodar, eu não faço. Também exijo o mesmo. Já ouviu falar em parceria? Pois então. Amigo é parceiro. É brother pô.
Não consigo entender quando vejo gente que era tão próxima se afastando, acho bem triste na verdade. É um rompimento. Querendo ou não nós precisamos sempre de pequenas provinhas de amizade pra fortalecer todo o sentimento. Bobagens saca, uma sms, encher o saco por sms, brotar na casa do seu amigo sem avisar pra mongar, quando se mora longe tem sim que ir visitar, dar a mão pra a amiga só pra fazer ciuminho perto do ex dela porque ela pediu, ajudar com grana quando preciso, ou com uma conversa quando é preciso também. Quando se para de fazer essas pequenas coisas no dia-a-dia a amizade enfraquece, vai ficando esquecida. Até que você se decepciona e percebe que tal pessoa não fazia tanta questão de você. Ou você não fazia questão dela.
É foda. Eu pelo menos sou um cara que ou eu gosto da pessoa e faço de tudo pra continuar sendo amigo dela ou não gosto e não sou, não tem meio termo comigo. Faço de tudo mesmo, sou brother pra caralho e quem me conhece sabe muito bem disso. Então o mínimo que eu espero de um amigo é que seja brother comigo também.
Quer ser meu amigo? Se eu também quiser e ver que a gente tem gostos em comum e principalmente se eu sentir confiança em você, já era, cultivando a gente vai ser amigo por um longo tempo mesmo. Agora se não quer, se não faz questão, é melhor nem me cumprimentar porque eu não gosto de me decepcionar com ninguém.
Vai ver a tal relação que nós temos necessidade em ter com tanta gente estranha por aí é aquela mais verdadeira que se tem na vida. Se você escolhe pessoas pra fazerem parte do que acontece contigo e faz questão em dividir seu tempo com elas, elas viram sua família. Amigos são a família que a gente tem oportunidade de escolher. São tão importantes quanto seu pai, mãe, avó, avô, irmã, primos etc. Eu gosto dessa minha família bem grande, eu tento cuidar dela e preservar, longe ou perto, aqui ou ali, em qualquer lugar que eu esteja: quem tem meu carinho vai me ter por muito tempo.
Não importa quanto tempo passe.
rolé 240
DSC_2538
IMG_6419
festadalu 073__
cocô 049
IMG_3840_
IMG_5049



                                                                              e tantos outros mais

Nenhum comentário:

Share